terça-feira, 29 de setembro de 2009

29 de Setembro de 1511. Nasce Miguel Servet

Miguel Servet nasceu no dia 29 de Setembro de 1511 e morreu no dia 27 de Outubro de 1553, queimado na Praça Champel, em Genebra. É o símbolo da intolerância calvinista.

Era natural de Villanueva de Sigena, Espanha.

Servet foi o primeiro a descrever a circulação do sangue nos pulmões, mas esta descoberta durante muito tempo não foi notada porque estava no meio de um escrito teológico condenado.

A religião foi a causa da sua morte. É que este espanhol defendia o baptismo só em adulto, porque Jesus só foi baptizado em adulto, e dizia que a Trindade era uma ideia não bíblica. (E na verdade, o termo “Trindade” não vem na Bíblia; como muitos quase todos os dogmas, o da Trindade apoia-se na Bíblia e também na Tradição da Igreja).

Há algo que não percebo no caso Servet. Em 1552, é denunciado por Calvino à inquisição francesa. É estranha esta denúncia. Servet consegue fugir da França e em 1553 é condenado em Genebra.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...