terça-feira, 22 de setembro de 2009

O mundo quer ser enganado. Devemos enganá-lo?

Há dias, nas cartas dos leitores, no jornal Público, alguém escrevia, a propósito de não sei o quê, mais ou menos o seguinte: "O mundo quer ser enganado. Devemos enganá-lo?" A frase, citada de memória porque entretanto já me desfiz do jornal, era atribuída a São Tomás de Aquino. Não me lembro do nome do leitor, nem do pretexto, nem do dia.
E no entanto, nestes dias, esta frase não me sai da cabeça. A política, as leis, a sociedade mediática, a economia, a religião... "O mundo quer ser enganado. Devemos enganá-lo?"

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...