sábado, 24 de outubro de 2009

Anselmo, Caim, Saramago e Bloch

Ernst Bloch

Anselmo Borges, no artigo do DN de hoje, também fala de “Caim e Saramago”. Do gosto que teve em ler o livro. E das afirmações de "ignorância arrogante" do Nobel (texto aqui).

Realço o que diz de Ernst Bloch, “um dos grandes filósofos do séc. XX”, “também ele ateu e marxista, mas conhecedor da Bíblia”.

«Professor na Universidade de Leipzig, na então República Democrática Alemã, teve problemas com o regime comunista, vindo assim para Tubinga, precisamente porque chamava a atenção para a importância da Bíblia. Sem a Bíblia, “o livro mais significativo da literatura mundial”, não podemos compreender as catedrais, a Idade Média, Dante, Rembrandt, Händel, Bach. Sim, que se entende então verdadeiramente? Sem ela, não se entende a cultura alemã, a Missa solemnis de Beethoven, nenhum Requiem, nada.

Para Bloch, há um duplo fio condutor na Bíblia: o sacerdotal, em que domina o deus opressor, dos senhores, e o profético-messiânico-apocalíptico, que anuncia o Reino de Deus, a herdar meta-religiosamente como Reino do Homem: “Esta vida no horizonte do futuro veio ao mundo pela Bíblia”».

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...