sexta-feira, 23 de outubro de 2009

No princípio, foi assim

Segundo James Ussher, Adão e Eva foram criados no dia 28 de Outubro, uma sexta-feira, antes do descanso de sábado.

Adão e Eva foram expulsos do paraíso no dia 10 de Novembro de 4004 a.C., numa segunda, que é o dia adequado para despejos.

A Arca de Noé volta a tocar em terra seca no dia 5 de Maio de 2348, uma quarta-feira.

A obra principal de James Ussher é “ Annales veteris testamenti, a prima mundi origine deducti”, de 1650 (edição em latim, posterior à original aqui). Nela podemos ler que o chamamento de Abraão foi no ano 1921 a.C., o Êxodo no ano 1491 a.C., a fundação do templo de Jerusalém no ano 1012 a.C., a destruição de Jerusalém pelo Babilónios em 586 a.C. Com esta última data os estudos bíblicos recentes concordam.

O interesse da obra de Ussher não está hoje na datação de episódios que obviamente não são históricos, pelo menos alguns deles (os relativos aos primeiros 11 capítulos do Génesis são os mais flagrantes), mas na concatenação de toda a história bíblica. A ideia da história, do tempo que não volta atrás, mesmo que os erros se repitam, é tipicamente cristã.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...