quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

18 de Fevereiro de 1455. Morre Fra Angelico


"Anunciação", fresco de Fra Angelico, no Convento de São Marcos, em Florença (clique para ampliar)
Lutero morreu no dia 18 de Fevereiro (de 1546) e Miguel Ângelo, o pintor, escultor e arquitecto, também (mas em 1564). Mas hoje recordo Fra Angelico, que morreu no mesmo dia do calendário, mas cerca de um século antes.
Fra Angelico foi frade (“fra”, em italiano) nos dominicanos. Nasceu em 1387, em Vicchio di Mugello, entrou para a ordem São Domingos em 1407, em Fisole, e morreu em 1455, em Roma.
Este pintor que já usa a perspectiva faz a transição do Gótico tardio para o Renascimento. Boa parte da sua obra, constituída por frescos e painéis, está nos claustros do Convento de São Marcos, em Florença. Como a imagem que acima se reproduz.
Fra Angelico foi beatificado por João Paulo II em 1982.

3 comentários:

ANDREZA AGNES disse...

EU NAO QUERIA QUE ELE TIVESSE MORRIDO EU ESTOU TRISTE IMAGINE A FAMILÍA DELE NÃO SEI SE EL AINDA TEM FAMILÍA SÓ QUE ESTOU DIZENDO E TRISTE PERDER UMA PESSOA QUE A GENTE AMA MUITO MESMO DO CORAÇÃO EU GOSTO DE PINTOR E GOSTO DE PINTAR TAMBÉM EU ACHO MUITO BONITO UMA PESSOA PINTANDO COM DELICADEZA

Jorge Pires Ferreira disse...

Pois. As pessoas não não duram para sempre. Com certeza não terá família, ou pelo menos não terá descendência, porque era frade.

susana disse...

angelico agora es um anjo tenhas um eterno descanso vamos sentir todos tua falta mas nunca nos esqueceremos cantor e autor que foste sempre seras pais e familia muita muita forca para aguentar perca do seu tesouro agora e preciso ter muita forca meus pessames

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...