terça-feira, 16 de março de 2010

16 de Março de 1190. Massacre de judeus na Torre de Clifford, em York

Torre de Clifford, em York

A história resume-se nisto: Ricardo de Malbis devia dinheiro ao judeu Aarão de Lincoln. Como não queria pagar, a pretexto de um incêndio em York incitou os populares a atacarem um agente de Araão e outros judeus. O líder da comunidade judaica pediu, por isso, refúgio para si e para mais judeus no Castelo de York, que nessa época era de madeira. A multidão cercou o castelo durante vários dias até que no dia 16 de Março de 1190 o castelo ardeu. Uns morreram com o fogo, outros mataram-se para não se entregarem à multidão enfurecida e os que se renderam foram massacrados, apesar da promessa de clemência. Terão morrido entre 150 e 500 judeus neste episódio.

No castelo actual, que é de construção posterior e está em ruínas, lê-se numa placa:

“Na noite de 16 de Março de 1190, sexta-feira, cerca de 150 judeus e judias de York, tendo pedido protecção ao Castelo Real contra a multidão atiçada por Richard Malebisse e outros, preferiram morrer às suas próprias mãos a renunciar à sua fé”.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...