segunda-feira, 24 de maio de 2010

24 de Maio de 1738. Conversão de John Wesley

John Wesley, fundador da Igreja Metodista (leio igualmente “lançador do movimento metodista”) converteu-se no dia 24 de Maio de 1738. A data é conhecida por “Aldersgate Day”, porque Wesley converte-se durante um encontro que decorria num edifício da rua Aldersgate, em Londres, ao ouvir a leitura de um sermão de Lutero sobre a Carta aos Romanos. Antes disso, John Wesley era anglicano. Hoje, metodismo e anglicanismo são confissões cristãs muito próximas.

No seu diário, sobre a conversão, John Wesley escreveu:

Por volta das nove menos um quarto, enquanto ouvia a descrição que Lutero fazia sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que o meu coração ardia de uma maneira estranha. Senti que, na verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada: a de que Ele havia apagado os meus pecados, realmente meus, e que me havia salvo da lei do pecado e da morte. Comecei a rezar com todo meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testemunhei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia no meu coração.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...