quinta-feira, 27 de maio de 2010

Infalibilidade ao pequeno-almoço


O Papa Pio IX declarou o dogma de infalibilidade do magistério papal "ex catedra", em doutrina de fé e costumes, no dia 18 de Julho de 1870, ao promulgar a constituição “Pastor Aeternus”, na quarta sessão do Concílio Vaticano I (1869-1870).
Consta que o teólogo inglês (e matemático) William George Ward (1812-1882) afirmou na altura: “Gostaria imenso de receber todas as manhãs, juntamente com o pequeno-almoço e o «Times», uma encíclica papal infalível”.
Quando li isto numa revista de teologia, pensei que se tratasse de humor britânico, que George Ward, mesmo sendo teólogo, estivesse a ser irónico. Que fosse uma anedota. Mas não. George Ward era um ultramontano. Pensava que de para lá dos Alpes é que podia vir toda a segurança.
Tinha sido anglicano, mas deixou a Igreja de Inglaterra e converteu-se à de Roma (passando por sérias dificuldades económicas no início). Foi, efectivamente, um dos maiores apoiantes do dogma em Inglaterra.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...