segunda-feira, 24 de maio de 2010

O arquitecto que não pode projectar em paz

Depois da polémica com a igreja-caravela do Restelo (ver aqui), o arquitecto Troufa Real não se livra de nova polémica, agora com a igreja de Algés, em construção.

Tenho dificuldade em ter opiniões sobre projectos arquitectónicos. Mas lembro-me, por exemplo, da polémica que envolveu a construção da Torre Eiffel. Ninguém a queria, excepto o engenheiro.

Muitos intelectuais opuseram-se à construção que, aliás, era provisória. Para a feira e pouco mais. Mas um dos maiores opositores, Guy de Maupassant, um dia foi apanhado a almoçar no restaurante da Torre. "Então o senhor detestava tanto este empreendimento e está aqui?" "Sabe - respondeu -, é o único sítio em Paris do qual não se vê a Torre".

Ora, se as igrejas são assim tão horríveis, talvez haja uma vantagem pastoral nisso. Poderá levar mais pessoas para o interior. De lá, pelo menos, não se vêm as torres.


1 comentário:

maria disse...

A piada está muito bem apanhada. Mas o povo de Deus escandaliza-se com estas "maravilhas" arquitectónicas e com razão.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...