quinta-feira, 22 de julho de 2010

22 de Julho de 1619. Lourenço de Brindisi morre em Lisboa


Lourenço de Brindisi (nascido Giulio Cesare Russo, em Brindisi, reino de Nápoles, no dia 22 de Julho de 1559), ou Lourenço de Brindes, morreu em Lisboa, a 22 de Julho de 1619, no dia exacto em completava 60 anos. Era superior dos Frades Capuchinhos e visitava as comunidades ibéricas.

Lourenço foi canonizado pelo Papa Leão XIII, em 1881, e declarado doutor da Igreja por João XXIII, em 1959, com o título de “Doctor Apostolicus”.

Foi um óptimo linguista. Falava fluentemente diversas línguas europeias e semitas. Sabia a Bíblia de cor – o que não era algo assim tão incomum na sua época. Em criança era sobredotado e costumada dar espectáculo lendo uma página e debitando-a decorada a seguir.

Lourenço foi o último homem a ser proclamado “doutor da Igreja”. Depois dele, só mulheres: Teresa de Ávila (em 1970), Catarina de Sena (em 1970) e Teresa de Lisieux ou Teresinha do Menino Jesus (em 1997).

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...