sábado, 23 de outubro de 2010

24 de Outubro de 2005. Morre Rosa Parks

Rosa Parks e Martin Luther King

Rosa Parks na esquadra após a expulsão do autocarro

Autocarro onde Rosa Parks recusou dar o lugar. Fotos retiradas de Rosa Parks Facts

Rosa Parks (Tuskegee, 4 de Fevereiro de 1913 - Detroit, 24 de Outubro de 2005), metodista de religião e costureira de profissão, ficou famosa por, num autocarro, ter recusado dar o seu lugar a um branco.

O episódio, passado em Montgomery, obteve uma repercussão extraordinária, iniciando o movimento de luta pela igualdade de direitos entre negros e brancos nos EUA. É que, da noite para o dia, foram impressos mais de 35 mil folhetos e no dia seguinte – a recusa de ceder o lugar aconteceu no dia 1 de Dezembro de 1955 – os negros boicotarem os autocarros de Montgomery.

Rosa Parks não foi a primeira a recusar o lugar a um branco nem a primeira a ser expulsa do autocarro e presa. Mas porque era membro do National Association for the Advancement of Colored People, o seu caso obteve um eco que viria a chegar a Martin Luther King e a mudar a história dos EUA.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...