quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Quando a defesa da vida coincide com funtamentalismo

Atitudes como a do bispo de Phoenix fazem mais pela intolerância anticatólica do que pela defesa da vida. Leia-se, a propósito da decisão episcopal, a reflexão de Manuel Pinto no Religionline, "Um dia triste".

A notícia no "Página 1", apesar de tudo, é capaz de não ser a mais esclarecedora. A do "Público" afirma o seguinte (bold meu):

O aborto foi realizado em Novembro de 2009 a uma mulher de cerca de 20 anos a quem foi diagnosticada uma elevada pressão arterial que não tinha sido detectada antes da gravidez. Vários exames demonstraram que o estado de saúde se deteriorou de forma significativa durante as primeiras semanas de gestação. Órgãos vitais como o coração e os pulmões estavam a ser afectados e os médicos consideraram que a vida da paciente estava em risco, adiantou o "Guardian". A equipa de médicos chegou mesmo a informá-la que o risco de morte se aproximava dos 100 por cento se avançasse com a gravidez (ler aqui).

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...