segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Alemães querem casados padres

Na Alemanha, corre uma carta aberta a pedir o fim do celibato obrigatório para os padres católicos, ou melhor, a possibilidade de ordenação de homens casados. Até aqui, nada de original. A novidade está no facto de a carta ser assinada por pessoas como o presidente do Parlamento (Bundestag), Norbert Lammert, a ministra da Educação, Annette Schavan, e o ex-primeiro-ministro do estado da Turingia, Dieter Althaus. Apontam como principal razão haver cada vez mais comunidades sem padre para celebrar a Eucaristia dominical.

Os bispos reagiram pedindo “paciência”. E disseram que a questão poderá ser tomada em consideração “nos próximos anos”. Li aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais tarde ou mais cedo todos sabemos que a Igreja vai mudar esta regra. Mas fica uma pergunta: E as Igrejas pretestantes estão a abarrotar de gente? Pelo que ouço é bem pior que o catolicismo e mesmo em termos de vocações.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...