sexta-feira, 29 de abril de 2011

29 de Abril de 1951. Morre Wittgenstein


Ludwig Wittgenstein nasceu em Viena, no dia 26 de Abril de 1889, e morreu em Cambridge, no dia 29 de Abril de 1951. Era filho de Karl, um industrial ligado ao aço, e Leopoldine. Ambos os pais tinham ascendência judaica, mas Leopoldine tornou-se católica e educou Ludwig e os seus outros sete filhos na fé católica.

Wittgenstein foi professor primário antes de abandonar a profissão devido a métodos violentos. Durante a I Guerra Mundial escreve o "Tratactus Logico-Philosophicus", publicado em 1921 e que tem muita influência no positivismo lógico (ou atomismo lógico). A obra preconiza um silêncio sobre aquilo de que não se pode falar. E não se pode falar daquilo que não se pode provar. Também chamou a isso o “místico”. Para alguns, como que o "Tractatus" defendia o ateísmo. Para outros, como que cerca uma ilha pelo lado de fora, sem nunca entrar nela.

Nas “Investigações Filosóficas”, publicadas postumamente em 1953, com a teoria dos “jogos de linguagem”, concebe usos plurais para a linguagem, incluindo a religiosa.

O "Tactatus" e as "Investigações" estão publicados em Portugal num mesmo volume da Fundação Calouste Gulbenkian.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...