quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mestres medievais por Bento XVI


Os Mestres
Bento XVI
Paulus
240 páginas

Desde o início do seu pontificado, Bento XVI dedicou as catequeses das quartas-feiras a mestres do cristianismo, começando pelos apóstolos, passando pelos padres apostólicos (aqueles que lidaram com os apóstolos), os apologetas (primeiros defensores do cristianismo), os Padres da Igreja (grandes teólogos dos primeiros séculos), etc. Pelo meio houve catequeses sobre São Paulo, no Ano Paulino.

Todas as catequeses beneditinas, geralmente de quatro ou cinco páginas, deram origem a livros. Agora chega às livrarias o volume que reúne “padres escritores do primeiro milénio” (após os Padres da Igreja), mais os “padres e escritores da Idade Média”, mais os “franciscanos e dominicanos”. As denominações não são exactas, porque na realidade são todos medievais, mas compreende-se a arrumação. E a seguir, espera-se, virá o volume dedicado às místicas deste período da história, como Ângela de Foligno, Hildegarda ou Juliana de Norwich.

Estas catequeses leves constituem excelentes introduções ao pensamento dos autores abordados. Alguns deste período são verdadeiros monstros sagrados da teologia e da espiritualidade, como João Damasceno, Anselmo de Aosta, Bernardo de Claraval, António de Lisboa, Boaventura e Tomás de Aquino.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...