quarta-feira, 27 de julho de 2011

"Amarás o teu próximo, pois ele é como tu"

Dizem os que percebem de hebraico que o mandamento que diz "ama o teu próximo como a ti mesmo" estaria mais bem traduzido se dissesse "amarás o teu próximo, pois ele é como tu". É maravilhosa esta formulação. Ele é como eu como? Mau? Bom? Tem dias?


O "pois ele é com tu" pode levar a pensar que:
a) O outro é tão bom como eu.
b) O outro é tão mau como eu.
c) Eu sou tão bom como o outro.
d) Eu sou tão mau como o outro.
...


A lista poderia continuar com quaisquer outros adjectivos, embora me pareça que o par bom/mau seja o mais universal e mais imediatamente aplicável.


Se o incentivador "pois ele é como tu" está na boca de Deus, quer dizer que diante dele não vale a pena estar em bicos de pés. Tão iguais que nós somos todos.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...