quinta-feira, 27 de outubro de 2011

27 de Outubro de 1508. Morre Isaac Abravanel, o judeu que financiava D. Afonso V



Isaac Abravanel nasceu em Lisboa, em 1437, e morreu em Veneza, no dia 27 de Outubro de 1508. Pertencente a uma das famílias sefarditas mais famosas – diz-se que descendia do rei David –, Isaac Abravanel foi um grande comentador da Bíblia e financiador de Afonso V nas suas conquistas africanas.

Depois da morte do Africano, Abravanel teve de fugir para Castela porque D. João II pensava que o judeu havia conspirado com o duque de Bragança. Instalado em Toledo, rapidamente Abravanel penetrou no círculo da família real e se tornou financiador dos reis católicos.

Apesar dos favores aos reis, teve de sair de Espanha por causa do Decreto de Alhambra, que expulsava os judeus se não se convertessem, tendo ainda oferecido 30.000 ducados pela revogação do decreto. Em vão. O decreto não foi revogado e Abravanel fugiu para Nápoles. Depois de passar por mais algumas cidades italianas, instalou-se em Veneza, onde colaborou na negociação de um tratado comercial entre Portugal e a Sereníssima República.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...