sábado, 26 de novembro de 2011

Revista de azeite

Tenho um motivo para não gostar de oliveiras. Os seus pólenes irritam-me. São dos que mais alergias causam. Mas há outros quatros motivos que contrabalançam e superam este: um geográfico, por vivermos, como dizia penso que Braudel, na terra entre a latitude mais a norte onde já há oliveiras e a mais a sul onde ainda há oliveiras, ou seja, o espaço mediterrânico; um meramente familiar, por ter parte da família ligada à indústria do azeite; outro religioso, já que a unção com azeite é essencial ao judeocristianismo; e um gráfico, esta revista, a "az-azait", publicada pela da Casa do Azeite.


Uma maravilha para os olhos. Faz pensar na “Egoísta”, mas só o cheiro é igual. Não há nada em comum nas fichas técnicas. Nem a gráfica. E esta não tem buracos nas páginas.


Esta capa é uma das mais bonitas dos últimos tempos. Não é branca. Tem folhas de oliveira e azeitonas desenhadas, não como se fosse a óleo, mas a azeite. Vê-se também com os dedos.
  

Nas páginas 06 e 07 aparece esta oração. Aparece como “manifesto”. Mas é mais um salmo. Profano, mas salmo.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...