terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ordenar mulheres é uma questão biológica?

O arcebispo metropolitano de Tarragona, Jaume Pujol, diz que as mulheres não podem presidir à Eucaristia tal como ele não pode ter filhos. O que ele disse mesmo a um programa da TV3 foi: “Uma mulher não pode oficiar porque cada um tem a uma função. Eu também não posso assumir algumas funções das mulheres. Não posso trazer filhos ao mundo”. Li aqui.

Ficamos assim a saber que a presidência da Eucaristia é uma coisa biológica. Ou será cultural, na medida em que muitos dos papéis homem / mulher são dessa base? Quando ouço opiniões destas, mais compreendo as feministas radicais.

Mas não me admiro por o Sr. Bispo falar assim, pois ainda há pouco, uns anos, discutindo com alguém sobre o significado da Encarnação de Jesus, ouvi uma opinião do mesmo teor. Basicamente, defendia eu que aí estava em causa a humanidade de Deus, Deus tornar-se humano em Jesus. O meu interlocutor, credenciado, defendia que não, que o que acontece na Encarnação é Deus tornar-se homem em Jesus. Macho.

Eu até compreendi que procurava realçar o facto de Jesus ser homem, circuncidado, tal como Jesus escolheu pão para a Eucaristia e não, por exemplo, batata ou tâmaras. Mas que valor teológico tem a masculinidade em si de Jesus? Se tiver algum, reconheço, ou mudo de opinião ou mudo de religião.

18 comentários:

HD disse...

O valor teológico da masculinidade de Jesus?
Nenhum,irrelevante...e a maioria dos católicos sabe disso.

Todos nós acreditamos que ordenar mulheres, será uma questão de tempo!

Também demorou a Igreja admitir que a Terra rodava á volta do sol e muita gente sofreu por conta dessa verdade.

Felizmente a Igreja não é somente a mente quadrada de alguns,mas sim o espaço onde o Espírito sopra ! HDias

Anónimo disse...

Concordo, H Dias. Talvez tenha chegado o tempo de os homens neuróticos da Igreja começarem a sofrer por todas as asneiras e atrocidades. Talvez a Igreja deles desapareça para dar lugar a uma Igreja Humana. Uma Igreja onde não se formatem crianças desde os dez anos para fazer delas eunucos.

mcst disse...

:)


Vozes de... não chegam aos Céus!


Outra atitude possível é encarar estes disparates com humor!

Anónimo disse...

Mas será que Jesus era hermafrodita ou assexuado? Não era varão? E será que um não varão pode, in persona Christi capitis, dizer "isto é o meu corpo"? Claro que "meu corpo" não se refere apenas à sua corporeidade concreta, mas não deixa de o referir em primeira instância e matriz possibitante de todas as demais. É evidente que o Verbo não assumiu uma natureza humana, mas a natureza humana, mas assumiu-a de um modo concreto num corpo masculino... de facto, e parafraseando o que alguém dizia, "vozes de 'teologia' apenas apoiada na sociologia não cegam à verdade".

HD disse...

Depois de ler o post anterior do anónimo das 14:35, concluo:
- que afinal só quem é erudito e percebe o intrincado rebuscado e repenicado da teologia, pode dizer que tem Fé!

Desgraçado dos pobres de espirito (como eu) que afinal vivemos nas trevas!
Porque Deus só escolhe para o conhecer teólogos intrincados,difusos e palavrosos?

Os tratados que se fizeram na Igreja, para desmentir que a Terra andava á volta do Sol...E afinal anda mesmo...

E todo o Católico sabe que um dia destes, as mulheres também se ordenarão... :) yes!

E Deus pacientemente nos acolherá a todos, na sua bondade infinita!

HDias

Anónimo disse...

Pois é HD...

se o senhor(a) não tiver formação em astronomia arrisca a mandar bitaites sobre o que acha que deve ser a interpretação das forças que mantêm o sistema solar em equilíbrio relativo?

Não se trata, no meu comentário e ao contrário do que malevolamente (é isto que entende por ser Cristão?) me atribui, de dizer "apenas os erúditos têm fé", mas de fazer constatar que opinar sobre isto ou aquilo em matéria de teologia apenas apoiada na sociologia do momento "não atingem a verdade".

Mais: quer apontar o nome de um desses "tratados que se fizeram na Igreja, para desmentir que a Terra andava á volta do Sol"? Ou apenas quer desviar o tema da conversa?.

Mais: quem lhe dá a autoridade para reduzir a "Católico" aquele que "sabe que um dia destes, as mulheres também se ordenarão"? (é isto que entende por ser Cristão?) E o que é que o(a) leva a afirmar isto? Onde se apoia teologicamente para o afirmar?

Anónimo disse...

Essa discussão que alguns chamam de teológica, tem mais um tom de fálica. Quando Jesus ordenou a Eucaristia e disse "Isto é o meu corpo" ele certamente não estava a se referir àquela parte que o torna homem fisicamente. Se for assim, não ponho essas coisas na boca nem na hora da Eucaristia... E, se não for assim, o que impede a Igreja de aceitar que uma mulher diga "isto é o meu corpo"? A referência ao corpo de Jesus faz alusão ao seu sacrifício físico pela humanidade e não ao órgão que o torna macho.

HD disse...

Enfim....o tempo da caça ás bruxas...já acabou!
Mas há quem sinta nostalgia.

No dia em que as mulheres forem ordenadas, não renegarei o ser Católico. Pois essa condição não é um dogma da Fé, em Cristo.

Já agora sou homem.

"Eppur si muove!",
"contudo, ela se move",
Galileu

HDias

Anónimo disse...

HDias, PARABÉNS pelos seus comentários. MUITO LÚCIDOS!
12:32, 14:35 e 19:02 - a VERDADE dói. Mas passa...
Tanto me faz que haja presbíteros como presbíteras. Deus não tem género.
Quanto às religiões... veremos quanto mais tempo se aguentam. Já nem os "crentes" acreditam como parecia acreditarem.
É preferível uma humanidade muito mais espiritual e sem se preocupar com questões de género que em nada contribuem para a VERDADEIRA FÉ.
"Façam o favor de ser FELIZES!"

Anónimo disse...

Caro HD...

reparei que se furtou não só a retratar-se diante das mentiras que fez, como ainda a apresentar as fontes para as suas afirmações gratuitas... mas ainda o pode tentar fazer se, como diz, é tão Cristão assim... aqui aguardarei...

tem toda a razão... a ordenação apenas de homens não é dogma de fé... nisso tem toda a razão; mas se um dia as mulheres forem ordenadas, isso deve ter um fundamento teológico sólido e não um meramente apoiado num voluntarismo social que ignora a reflexão teológica mais ampla acerca do sentido da incarnação do Verbo na natureza humana... não e trata de caça às bruxas, mas de solidez, ou não, de uma posição...

Anónimo disse...

Caro anónimo das 19:36...

é como eu disse: o "meu corpo" não se refere apenas à materialidade masculina de Jesus, mas também se refere a ela... o Ressuscitado, aquele recebe na Eucaristia, carrega consigo os traços da sua masculinidade... certamente glorificada e transformada, mas profundamente masculina... se isso o choca, olhe, tem uma solução: passe para uma qualquer confissão protestante para quem "isto é o meu corpo" é uma expressão meramente metafórica...

mais uma vez a teologia (ou sociologia) voluntarista de alguns apenas vê parte da realidade e ignora, voluntariamente, outra... que tristeza... se querem mudar as coisas aprofundem os temas e mudem a teologia da incarnação... vamos a isso?

Anónimo disse...

Caro anónimo das 01:17...

ai, senhor... Deus não tem género... pois é... não tinha "antes" da incarnação, mas depois não há dúvida alguma que o Verbo incarnado e glorificado comporta consigo tudo o que foi de um modo corporal (em sentido geral e restrito deste termo: as suas relações e a sua identidade material)... não é?

por outro lado uma "espiritualidade" sem "religião" (uma ideia tão protestante) é uma pura ilusão... desde logo a dimensão religiosa precede a espiritual em cada ser humano; em segundo lugar enveredar por tal caminho é uma manifesta manifestação de preguiça intelectual típica de quem e quer ficar pela superficialidade e não fazer decisões sobre a verdade da verdade...

a "verdadeira fé", como diz, apoia-se na realidade (em toda a realidade), e não apenas na parte desta que nos convém... os géneros humanos, embora equivalentes, são e sempre serão distintos...

HD disse...

Caro anónimo das 10:06 e das 12:32, 14:35 e 19:02
O Sr nem merecia resposta…mas já que insiste :
Retratar de mentiras?
Onde vê perguntas, transforma-as em afirmações…?????
Não seja desonesto.
Se gosta de ser zelador do templo e apreciar que a “cousa de Deus” fosse intermediada em Latim, só por alguns …..está no seu direito! Agora que anonimamente por aqui vá “caçando bruxas” fazendo juízos e ofensas gratuitas, só demonstra o bom carácter católico que possui!
Por amor Deus, se pretende ajudar a conversão de alguém, mude a abordagem! Isto das mulheres mete medo a alguns…não é uma chatisse? Eu sei que seria mais fácil há 500 anos atrás, pois neste momento depois do que já escrevi já estaria a caminho da fogueira e o assunto ficava resolvido. Nada de pensar, questionar, reflectir ?
Há …se calhar fazia jeito ter cá umas burkas…., pois elas pensam e dão nas vistas em demasia ( não em termos libidinosos, mas dando cartas na reflexão teológica p\ex, o que para alguns pode ser um problema, sobretudo com as teologias feministas, certo?)
E porque não fazer como os judeus ortodoxos em Israel, que as expulsam dos autocarros, quando não percebem qual o seu lugar? Será afinal a mulher perigosa? Só na cabeça doentia de alguns !
Acerca de perseguições será que é dos tais, que também negará a Verdade, como o sj Grassi com o seus modelo cosmológico oficial da igreja, quando tentou derrubar o heliocentrismo de Galileu, contribuindo para a sua condenação pela Inquisição?
Felizmente que o Reino de Deus proclamado no Novo Testamento, não é exclusivo de exegetas da teologia ! E como incorpora na sua rebuscada argumentação teológica, contra a ordenação das mulheres, se o Espirito Santo o assim decidir? Surgirá depois alguma justificação nova ?
Neste momento, a ordenação das mulheres é impossível por mero impedimento papal. E que sabe o Sr anónimo do futuro que Deus nos reserva, não poderá esse momento surgir?
Pois á luz da Fé em Cristo, lhe afirmo, esse dia virá. São uma minoria os que acham que isso não vai acontecer.E não é só uma percepção sociológica, é uma convicção de Fé. Fé essa consubstanciada na oração pessoal e comunitária.
Mais a mais, como é possível olhar para a mulher ( que Deus também criou) e dizer que ela é impura para um determinado Sacramento ? E por mais “arquitectura teológica” que arranjemos a justificar a não ordenação, há que fazer a pergunta crucial : em que é que ela pode ser menos “pastora” do seu rebanho, do que o “pastor”? Não poderá haver mulheres muito mais capazes deste “húmus”, do que certos patetas ordenados, que nunca o deveriam ter sido? Em que momento Jesus disse “ipsis verbis” as mulheres estão proibidas de vir a substituir Pedro? Não andou Jesus ( para escândalo de alguns) rodeado também de mulheres na sua vida pública…? A preocupação dele era orientada para um caminho feito pelo género, ou aberto a uns e outros preocupado com a construção do reino em valores e amor ao próximo? Houve mulheres que estiveram á frente de algumas comunidades de cristãos, nos primeiros tempos ! E então a Igreja morreu por tal acontecimento? Jesus era um homem do seu tempo, mas que fazia opções escandalosas distanciando-se sempre das regras do Templo exclusivas e segregadoras da condição humana,Ele apontou sempre o caminho da inclusão dos fracos, dos segregados, dos excluídos…das mulheres,etc.
Fecho a pergunta final: Que me diz Cristo hoje, acerca desta opção na igreja?
HDias

HD disse...

Parte II

Cristo opta por um modelo racional teológico que justifica a não ordenação das mulheres, ou pela competência, carisma e graça de homens e mulheres para o sacramento da ordem??
Cristo aceita este preconceito, ou opta pela PESSOA e seu carisma? Que particularidade física da mulher é impeditiva da possibilidade deste carisma?
Caro anónimo por favor viva e deixe viver, porque chegará o dia em que elas se ordenarão, porque repito não é um DOGMA de FÈ !!!Quantos volumes cheios de teologia ao longo da história da Igreja, morreram deixando para trás ideias e pressupostos, que Deus Pai nos fez ver, com o tempo, que era tempo de mudança.
Pronto já ficamos a saber que quando este dia chegar, eventualmente um anónimo sairá da Igreja, peço-lhe que se isso acontecer, não vá logo embora ! Experimente ficar um pouco, pois acredito que algumas mulheres serão bem melhores sacerdotes do que alguns padres homens que eu conheço…! E são bem capazes de o convencer!
E a messe do Senhor é grande e há tanto para fazer…!
HDias

Lucas 23
E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam. Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! (…) E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.
E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. E acharam a pedra revolvida do sepulcro. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. E lembraram-se das suas palavras. E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais.
E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos.
Lucas 24:1-10
HDias

SilverTree disse...

"Se tiver algum, reconheço, ou mudo de opinião ou mudo de religião." Diria que começa a ser o dilema de boa parte dos católicos. Sei que começa a ser o meu.

Anónimo disse...

10:17. Verdade? Qual verdade? A das mentiras que quase todos os dias têm sido desmascaradas nos meios de comunicação? A VERDADE É JESUS CRISTO DE NAZARÉ, FILHO DE MARIA!
O resto são mentiras, tradições inventadas por homens de pouca ou nenhuma Fé.
Homens que esqueceram que "o Altíssimo não habita em casas erguidas pela mão do homem" (Actos dos Apóstolos 7,48)

João Silveira disse...

Mas porque é que insistem em perder a discutir este tema (e isto vai especialmente para o dono do blog)?

O assunto foi encerrado pelo Papa João Paulo II, na Ordinatio Sacerdotalis:

"Portanto, para que seja excluída qualquer dúvida em assunto da máxima importância, que pertence à própria constituição divina da Igreja, em virtude do meu ministério de confirmar os irmãos, declaro que a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres, e que esta sentença deve ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja."

Anónimo disse...

Pois, pois, ó discípulo amado, essa sua igreja é mesmo santa. Esses seus papas, então nem se fala! Igreja só para homens. Dá que pensar... :)

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...