terça-feira, 7 de maio de 2013

Mais

É por Jesus ser o mais verdadeiramente humano que conheço, penso eu, que é também o mais de Deus.

Joaquín Gomis

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jorge,

claro que sim: Jesus é o mais humano, mas apenas porque é Deus. É o Ele ser Deus, caro Jorge e na minha opinião, que O faz realizar na sua plenitude o que é ser-se humano.

Que lhe parece, caro Jorge?

Anónimo Voluntariamente

Jorge Pires Ferreira disse...

Não sei. Às vezes, lendo os sinóticos, parece exatamente o contrário do que diz.

Anónimo disse...

Caro Jorge,

sim, compreendo o que diz. Nos sinópticos está presente a "radiografia" da humanidade de Jesus. Mas, através dela, ali está, caro Jorge e salvo erro meu, o que faz de Jesus tão humano (mesmo nas limitações: não na sua natureza humana, mas da sua natureza humana): o ser tão divino.

Anónimo Voluntariamente

Peter disse...

No cap. 7, 9-17 do Apocalipse, João dá-nos uma imagem estupenda que parece inverter todas as nossas imagens que temos do Pastor, normalmente aquele que guia as ovelhas.. mas aqui ele é também um Cordeiro, no meio de uma multidão de cordeiros que fazem o “rebanho”, aquele que assumiu a humanidade total, esse Cristo, aquele que é “verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem” (Concílio de Calcedónia). Imaginem, o Pastor que se faz Cordeiro… meu Deus, que alegria…!

Anónimo disse...

Oh, a alegria, Sr. Peter, de não ter pastor!Como a desejo!

Essa coisa dos lobos é uma invenção de gente reles e desclassificada, não é mesmo?

Que alegria vê-las no campo, às ovelhinhas, e o pastor agachado a ruminar como elas!!! Deitar fora os cajados, oh, meu Deus, que gozo imenso...

Peter disse...

“Então o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito;
o novilho e o leão comerão juntos, e um menino os conduzirá. A vaca pastará com o urso,
e as suas crias repousarão juntas; o leão comerá palha como o boi. A criancinha brincará na toca da víbora e o menino desmamado meterá a mão na toca da serpente. Não haverá dano nem destruição em todo o meu santo monte, porque a terra está cheia de conhecimento do SENHOR, tal como as águas que cobrem a vastidão do mar.”
(Isaías 11,6-9)

Peter disse...

Agora é verdade que para que tal ACONTECIMENTO se realize, é preciso que a “Terra se encha de conhecimento do Senhor” e isso não está longe de quem O procura e escuta:

”E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. “ (Lc 11,9-10)

Assim alguns deixem o acesso livre a essa FONTE:

”E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas. …; Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam. “( Lc 11, 46;52)

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...