segunda-feira, 8 de julho de 2013

D. Manuel III, Patriarca de Lisboa?

Corre para aí que o novo patriarca de Lisboa é D. Manuel III. O "Público" usa e abusa da designação. Não imagino de onde vem tal designação. Obviamente, já terá havido dois patriarcas Manuel. Se é o próprio que quer tal designação, o que pretende com isso? (É o que dá a entender a "Visão", que lhe chama "pontífice".) Até parece que os bispos (ou será prerrogativa dos patriarcas?) estão numa sucessão dinástica. Sucessão, sim, mas apostólica.


5 comentários:

ruialme disse...

Jorge, a designação está correcta e consta dos documentos oficiais do Patriarcado. Mas a verdade é q não há memória (minha, pelo menos) de o Card. Cerejeira ser conhecido vulgarmente como D. Manuel II, o Card. Ribeiro como António II ou o Card. Policarpo como D. José IV.

Anónimo disse...

Igualmente interessante é a capa do jornal O Primeiro de Janeiro (que não leio, mas vi hoje a capa) que chama à primeira página uma notícia com este título: "D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa: Resistência do Norte" acompanhada de uma fotografia do pontífice (o verdadeiro). Deve haver aqui muita confusão mediática... ou veeem já o III noutras paragens?

Peter disse...

… sucessão Apostólica!!!!

...o que pensarão muitos cristãos, sobretudo os jovens de hoje que ainda sintam algum apelo a servir na seara do Pai, o que pensarão tais almas ao ver tal espectáculo enredado em folclores principescos com direitos a títulos e tudo o mais que se vai desenrolando nessa espécie de limbo bizantino a roçar o grotesco…! Mas poder-se-á ainda considerar que haja na verdade alguma sucessão apostólica nestes enredos palacianos que nada, mas mesmo nada tem a ver com a vida e o testemunho que levaram os Discípulos aqui na Terra nem com aquilo que eles pregaram e que está na base daquilo que é básico e essencial para quem deseja servir ao Senhor:

“Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.” Mc 9,35

Mas como é que ainda há quem tenha a coragem de se proclamar servo e anunciador do Evangelho e de Cristo agindo e vivendo assim!!!!

Mas esta gente já percebeu o Evangelho!!!??? O que é que isto tem a ver com Aquele que se fez servo de todos e se humilhou até à morte de cruz!!!??? Será que estas almas ainda não viram o abismo que os cerca e traga cada vez mais!!!!

Misericórdia Senhor! Como se pode falar de sucessão apostólica depois disto tudo… ai Jesus…! Realmente dou cada vez mais razão aos que vão dizendo por aí que estamos nos últimos tempos!

Anónimo disse...

E prontos... mais uma crítica do Peter a todos os que não pensam como ele: é, de facto, o arauto do Anti-Cristo!

Peter disse...

A boca fugiu-lhe para a verdade anónimo 7:28 PM, realmente andam por aí, e já são demasiados esses reflexos claros do Anti-Cristo que já invadiu a Igreja há muito... Mas vá alguém perder tempo aqui a fazer de "advogado do diabo" para ver se algumas almas acordam antes que seja tarde...

Infelizmente, mesmo que fizesse silêncio, as pedras clamariam e clamam, isto é, os actos e os episódios do dito cujo gritam em abundância para mal de todos... Mas quem entenderá alguma vez que vivemos hoje como gente adormecida e anestesiada pelo imediato, que se alimenta do poder e da vaidade humana tão asfixiada pelo materialismo e nem a a Fé escapa essa contabilidade dos egoísmos humanos...!

Cuida da tua Igreja Senhor.. sim, sabemos que "as portas do inferno não prevalecerão contra ela" Mt 16,18... mas somos gente frágil o o inimigo ronda feroz para ver quem pode ainda tragar...!

RESISTIR.. só no AMOR.. RESISTIR sempre... Pedro, amas-me...?

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...