sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Francisco cumpre a profecia de von Balthasar?

Francisco e Ganswein

Há dias o perfeito da Casa Pontifícia, mons. Georg Ganswein, disse que no início ficou irritado por o Papa Francisco ter ficado a residir em Santa Marta. Agora já passou e os dois riem disso.

Questionei-me então se na opção de ficar em Santa Marta, para lá das "questões psiquiátricas" invocadas por Francisco, não estaria igualmente a sugestão de Hans Urs von Balthasar, que escreveu que para acabar com "escândalo inútil" seria bom que o Papa "transformasse o Vaticano num museu e se transferisse para a entrada de Roma".

O teólogo suíço, tão da preferência de Bento XVI, escreveu aquele desejo no livro "Punti fermi" (Rusconi), pág. 326, publicado em Milão no ano de 1972.

2 comentários:

Anónimo disse...

«...o próprio Papa talvez fizesse melhor em começar por comentar o desemprego, a pobreza e a fome nos felizardos países sem inclinações capitalistas e nos quais os mercados se limitam aos lugares onde o povo compra, quando consegue comprar, hortaliças e galinhas. Se a devoção materialista tem muitos defeitos, uma virtude ninguém lhe nega: não se confunde com nenhuma das maravilhosas alternativas disponíveis.» in: Alberto Gonçalves dn 8-12-2013

Jorge Pires Ferreira disse...

Pus há pouco este texto no blogue (antes de o ter ligo aqui). Não sei a intenção com que o copiou para aqui... Por mim, concordo com AG. Mas não discordo dos desabafos do Papa quando vê alguém a sofrer nesta sociedade de economia mais ou menos capitalista.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...