domingo, 5 de janeiro de 2014

Eusébio na Igreja de Santo Eusébio


Morreu Eusébio, antigo jogador do Beira-Mar. Como hoje e nos próximos dias não faltarão evocações dos seus méritos, deixo aqui uma nota de humor:


“Durante o Euro 2000, a delegação portuguesa recebeu um convite para que Eusébio participasse numa cerimónia em Arnhem, na igreja de São Eusébio. O ex-futebolista foi a essa cerimónia acompanhado por António Boronha e por um assessor de FPF, que falava holandês. Eusébio foi convidado a discursar e cometeu uma gaffe, afirmando: «Já me fizeram muitas homenagens, em todas as partes do mundo, mas esta é a primeira vez que dão o meu nome a uma igreja». Conta Boronha que o assessor deu a volta à gaffe traduzindo a frase como a primeira vez que Eusébio era homenageado numa igreja com o nome dele”.

Isto veio no "Público" de 17 de agosto de 2010. Mais informações contextuais aqui.

Nota pessoalíssima: Tive o gosto de ver Eusébio jogar num Beira-Mar - Sporting. Foi no dia 6 de março de 1977. A família toda deslocou-se a Aveiro, certamente por influência do avô, que era sportinguista, tão sportinguista que o cão se chamava Celtic (nome que na minha infância de vez em quando causava admiração quando aparecia na televisão: "Olha, aquela equipa tem o nome do cão do avô"; mais tarde viemos a saber que o nome do cão é que se devia a uma vitória qualquer do Sporting sobre o Celtic ou, talvez, a uma vitória do Celtic sobre o Benfica, 3-0, no início da década de 1970). Deu empate a uma bola, com golo de Eusébio aos 10 minutos da primeira parte. Pude confirmar agora mesmo estes dados num jornal da época e verifiquei mais uma vez como a mente pode ser traiçoeira. Antes de confirmar, estava convencidíssimo que o Beira-Mar tinha vencido 2-1, com um golo de Eusébio, claro, e que o jogo tinha sido em 1978.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...